agosto 07, 2017

Roteiro Barato para os Cânions do Rio São Francisco

Roteiro Barato conhecer Xingó do Rio São Francisco

www.canionsxingo.com.br - Imagem da maria fumaça localizada na cidade de Piranhas, as margens do Rio São Francisco
Imagem da maria fumaça localizada na cidade de Piranhas, as margens do Rio São Francisco
Os Cânions do rio São Francisco formam o sétimo maior Cânion navegável do mundo, como um destino turístico mundialmente reconhecido, recebe todo tipo de turista. Este post é para o turista que quer aproveitar ao máximo seu passeio com pouco dinheiro.

Na região você tem algumas opções turísticas a explorar, vamos a listagem delas com links para os artigos relacionados:

Agora vamos falar sobre estar na região, o primeiro a ser resolvido é aonde ficar, em Canindé de São Francisco - SE ou em Piranhas - AL, a ordem mudará pouco sua possibilidade de conhecer os pontos turísticos!

DICA: A opinião do autor é que as Pousadas do centro histórico de Piranhas são sem dúvidas diferente pois você estará literalmente dormindo na história, porém não espere hotéis 5 estrelas, são pousadas aconchegantes e confortáveis, mas são pousadas!

Para chegar a Canindé de São Francisco -SE ou Piranhas - AL

Todas as saídas para a região dos Cânions do São Francisco (Tanto Canindé de São Francisco - SE quanto Piranhas - AL) precisam sair das capitais, pois não existe nenhuma outra forma de chegar por outras cidades, são então estas opções de voos mais próximas, Aracaju - Sergipe, Maceió - Alagoas e Paulo Afonso - Bahia.



Uma vez em Aracaju, Maceió ou Paulo Afonso, pode-se optar por alugar um carro ou pegar uma van/ônibus, os custos variam de 60 reais ou mais por diária do carro para aproximadamente 90 reais pelas companhias que operam os coletivos, as opções são Rota, Coopertalse e Coopertaju.

Uma vez em Canindé de São Francisco - SE ou Piranhas - AL, é hora de procurar por um Hotel!

Para dormir, existem opções de diária que variam de 60 para cima por casal, são pousadas e hotéis em ambas as cidades, basicamente, quanto mais barato melhor na maioria das vezes, mas no caso da cidade de Piranhas - AL existe uma diferença importante.

Algumas pousadas são casarios antigos localizados no Centro Histórico de Piranhas, o que significa que se você pagar um pouco a mais para ficar nelas, ja estará basicamente hospedado em um dos principais pontos turísticos da região, as pousadas/hotéis localizados nas partes altas das cidades (Tanto de Canindé de São Francisco quanto de Piranhas) demandam algum meio de transporte, seja mototaxi (muito comum por la), seja um Taxi Regular (na região de xingó não existe Ubber nem similares).

Uma vez hospedados, as sugestões de passeio são diversas, variando entre Piranhas e Canindé de São Francisco, basicamente:

www.canionsxingo.com.br - Hidroelétrica de Xingó vista do Helicóptero
Hidroelétrica de Xingó vista do Helicóptero, partindo do karrancas
Em Piranhas você terá acesso à Hidrelétrica de Xingó através do Centro de Atendimento ao Turista da Chesf e à parte baixa do rio São Francisco, à passeios que levam a Parques como o Cangaço Ecoparque e o Angicus, além de ter acesso à cidade de Entremontes, uma pequena cidade encravada no meio dos Cânions, com casas históricas e também conhecida como "Cidade das Rendeiras". Para acessar estas atrações você pode pegar os Catamarãs e Barcos maiores, que levarão você a roteiros fechados, ou pode negociar com algum dos barqueiros que estão la disponíveis, além de conseguir valores melhores, pode também conseguir personalizar a rota, coisa que não acontece nos barcos grandes.

www.canionsxingo.com.br - Estátua de Altemar Dutra na Orla de Piranhas - AL
Estátua de Altemar Dutra na Orla de Piranhas - AL

www.canionsxingo.com.br - Portal de Canindé de São Francisco às margens do Velho Chico
Portal de Canindé de São Francisco às margens do Velho Chico
E em Canindé de São Francisco você terá acesso a parte alta do Rio São Francisco, por lá atrações como o Restaurante Karrancas são a bola da vez, este é o maior centro de embarques de turistas para os Cânions do Rio São Francisco, enormes Catamarãs levam dezenas de pessoas por vez para tomar banho dentro dos Cânions em piscinas cercadas, outra opção de acesso são as lanchas rápidas, que podem ser contratadas tanto no Karrancas (os passeios de catamarã saindo do karrancas para os Cânions do Rio São Francisco duram 3 horas) ou previamente negociadas com algum barqueiro da parte baixa do rio, lá em Piranhas - AL, esta opção pode sair mais barato, além de ter dar mais tempo de passeio, mas certamente não vai poder contar com a estrutura que o Karrancas oferece, o que não é um grande problema se seu foco é curtir o máximo possível com o menor custo possível. Outra opção que você poderá visitar se estiver de lancha negociada é o Castanho Parque Ecológico, um lugar diferenciado. 

www.canionsxingo.com.br - Os voos panorâmicos sobre a hidroelétrica de Xingó partem Todos os dias do Parque Karrancas, localizado na cidade de Canindé de São Francisco
Os voos panorâmicos sobre a hidroelétrica de Xingó partem Todos os dias do Parque Karrancas, localizado na cidade de Canindé de São Francisco

E além da visita aos Cânions de Xingó, do Parque Ecológico Castanho, também fica a dica para visitar um local conhecido por Vale dos Mestres, uma pequena piscina de água formada pelo Rio São Francisco, é um dos pontos turísticos mais bacanas e menos divulgados na região.



Em Canindé de São Francisco também se encontra a Prainha de Canindé, local aonde ocorreu o falecimento do ator da Globo Domingos Montagner, o local é uma orla turística, com opções gastronômicas diversas e uma boa área de banho, após o incidente com o ator, a prefeitura se agilizou a disponibilizar Guarda Vidas, o que melhorou em muito a segurança do local.
www.canionsxingo.com.br - Vista aérea da Prainha de Canindé de São Francisco, próximo ao local do falecimento do ator Domingos Montagner
Vista aérea da Prainha de Canindé de São Francisco, próximo ao local do falecimento do ator Domingos Montagner


You Might Also Like

3 Comentários

  1. Olá,

    Estou indo para Maceió e sempre foi meu sonho conhecer os Canions do São Francisco. Apesar da minha estadia em Maceió ser muito curta estou disposto a fazer um Bate/Volta até à região do Xingó.
    Estou chegando na terça-feira ao almoço a Maceió e tenho a quarta-feira livre.

    Eu procurei o vosso post Conheça as agências de turismo que te levam a região de Xingó, mas não encontrei. Tem como me enviar algumas dicas de como ir de Maceió para aí? Recomendam alguma agência?

    Aguardo o vosso retorno;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Amigo! Obrigado por usar nosso blog como referência para sua viagem! esperamos que se apaixone pelos Cânions de xingó como nós também nos apaixonamos.

      Bom, sei que a Luck e a EdVanQueEuVou fazem este trajeto Maceió x Xingó, devem existir diversas outras agências de turismo receptivo que você pode consultar por condições e preços, mas a Luck fez algumas viagens para lá enquanto eu estive morando na região, portanto vale a pena começar sua pesquisa por eles.

      https://www.luckreceptivo.com.br
      http://www.edvanqueeuvou.com.br/

      O hotel de sua escolha certamente terá indicações também!
      Sugiro verificar a possibilidade de passar mais alguns dias por lá, porém não sendo possível, um bate-volta ja vai ser o suficiente para matutar "Ele tinha razão" hehehe
      Aproveite a viagem amigo!

      Excluir
  2. Ola Wilson!
    Obrigado pelo Elogio hehe, muito bom ter feedback positivo!
    Bom, respondendo sua pergunta, em Julho você esta no período do Inverno, muito sol e pouca chuva, além de ter um movimento mediano, temos um post inteiro sobre este assunto no link a seguir http://www.canionsxingo.com.br/2017/10/quando-visitar-canions-xingo.html
    2) É possível sim, mas sugiro você tomar um dia para cada pois existe bastante coisa para explorar nos caminhos para estes dois passeios, sugiro ler outros posts nossos pois temos algumas sugestões, além de ter mais de um passeio para escolher, tanto no alto quanto no Baixo Velho Chico!

    ResponderExcluir

Sobre Nós

A Cânions Xingó é um portal de informações sobre o turismo na região de Xingó que incluem territórios de Canindé de São Francisco - Sergipe e Piranhas - Alagoas.