maio 27, 2017

Museu de Arqueologia de Xingó - MAX - Canindé de São Francisco - Sergipe

Museu de Arqueologia de Xingó - MAX

Local: Canindé de São Francisco - Sergipe


www.canionsxingo.com.br - O MAX ou Museu de Arqueologia de Xingó guarda em seu acervo material arqueológico da região de Xingo, area que contempla o território de Piranhas, Alagoas e Canindé de São Francisco, Sergipe
www.canionsxingo.com.br - O MAX ou Museu de Arqueologia de Xingó guarda em seu acervo material arqueológico da região de Xingo, area que contempla o território de Piranhas, Alagoas e Canindé de São Francisco, Sergipe
O MAX é um museu diferenciado, sendo o mais bem estruturado dos museus, possui em seu acervo exclusivamente material arqueológico.

A muito já se sabia que a região de Xingó era habitada por antigas tribos indígenas, porém por ser uma região até pouco tempo de interior, pouco se explorou sua arqueologia diferenciada e principalmente, as histórias que ela guarda.

Entretanto, em meados de 1994, quando a Hidroelétrica de Xingó estava a poucos anos de sua conclusão, ficou claro que um estudo mais aprofundado deveria ser realizado com o material que ali fora encontrado, principalmente após as explosões e escavações revelarem tesouros escondidos por todo o perímetro de trabalho da obra.



Um acordo foi feito entre governo do estado de Sergipe e a Chesf, firmando então uma parceria que renderia como fruto maior o Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), seu acervo inclui uma ossada coletiva de aproximadamente 9.000 anos de idade! O que se revelou uma surpresa até para os arqueólogos, e ajudou a redefinir a história da colonização da região. 


www.canionsxingo.com.br - Pinturas Rupestres e ferramentas são os itens mais encontrados durante as escavações, esta foto remete a uma pintura ainda em exibição hoje, localizada na Fazenda Novo Mundo, um forte sítio arqueológico da Região.
Pinturas Rupestres e ferramentas são os itens mais encontrados durante as escavações, esta foto remete a uma pintura ainda em exibição hoje, localizada na Fazenda Novo Mundo, um forte sítio arqueológico da Região.




You Might Also Like

0 Comentários

Sobre Nós

A Cânions Xingó é um portal de informações sobre o turismo na região de Xingó que incluem territórios de Canindé de São Francisco - Sergipe e Piranhas - Alagoas.