terça-feira, 3 de outubro de 2017

Quando visitar Xingó ?

Quando visitar a região de Xingó?

Esta é uma das principais perguntas de quem planeja uma visita para a região de Xingó, mas esta programação precisa levar em conta alguns critérios e quais os objetivos da viagem de ida.


www.canionsxingo.com.br - Imagem Panorâmica do canion de xingó, vista do alto do canion
Imagem Panorâmica do canion de xingó, vista do alto do canion

Se você busca uma viagem de imersão, então esta é sua postagem, mas se você busca mais um roteiro (bate volta) partindo de Aracaju (Sergipe) ou Maceió (Alagoas), então sugiro visitar nosso post Conheça as agências de turismo que te levam a região de Xingó , lá você irá encontrar empresas especializadas para realizar os passeios estilo bate volta, um turismo muito comum na região.

A Região de Xingó possui diversas atrações, seja os Cânions do Rio São Francisco, sejam as cidades históricas em suas margens como Piranhas (Local de exposição do capturado Lampião), Olho d`agua (Local de sua morte pela Volante, a polícia que o caçava), ou mesmo as praias de areia banhadas pelo Rio São Francisco, muito pode se aproveitar durante o ano todo na região. 


Estações do ano e suas características.


Logo Estações do ano de Xingó
As estações do ano oferecem diferentes oportunidades

Primeiramente, é importante lembrar da palavra "Temporada", esta é uma região pequena e com uma estrutura turística bastante limitada, embora consiga atender com bastante conforto um determinado número de clientes, quando a alta temporada chega é que começa a bagaceira.

Se você é do tipo que não gosta de competir por atenção e prefere evitar o empurra empurra de barcos cheios, lanches frios e bebida quente, talvez prefira ir nos momentos de baixa ou média temporadas.

Período do Verão Dezembro a Março

Regua contabilizando as estações do ano do verão em Canindé de São Franscisco e Piranhas AL

Ah! o Verão. Não precisa dizer que no verão que fica acumulada a maior parte das viagens turísticas do Brasil, se você já fez viagens de temporada vai saber que é a pior época para se viajar em termos financeiros, passagens caras, hotéis caros e cheios, restaurantes caros e com fila, esta é a realidade do verão em todas as capitais que exploram o verão.
Outros Posts interessantes!- Passeios de Catamarã nos Cânions do São Franscisco e - Roteiro barato para conhecer a região de Xingó

Porém no Verão de Xingó você ainda consegue boas oportunidades de hospedagem, alimentação e principalmente Transporte se for no período de Fevereiro a Março, momento em que as viagens começam a reduzir, os passeios dos finais de semana costumam sempre ser mais cheios, porém isso também tem o outro lado, eles acontecem com maior frequência.

Neste período também é possível ver a mata bem verde, já que esta nas Estações de chuva na região dos Cânions de Xingó, não só nas margens do Rio São Francisco se acumula o verde, mas sim em toda a paisagem.


Outono, o inicio da seca no Sertão

Regua contabilizando as estações do ano do Outono em Canindé de São Franscisco e Piranhas AL

Neste período é um dos mais bacanas para se conhecer a região, embora seja uma faixa de datas com muito menos movimento, basicamente todas as estruturas de turismo estão operacionais em toda a região dos Cânions de Xingó, os museus de Piranhas e Canindé operam durante a semana, os barqueiros estão trabalhando, e os principais restaurantes da região que atendem a turistas estão disponíveis.
www.canionsxingo.com.br - Imagem aerea da Hidroelétrica de Xingó vista de Canindé de São Francisco, repare na vegetação seca
Imagem aérea da Hidroelétrica de Xingó vista de
Canindé de São Francisco, repare na vegetação seca

Nesta faixa de data também começa a secar a vegetação, deixando-a com aparência de seca, típica imagem do sertão nordestino, é a data que começa a seca que irá durar o inverno, mas não se engane, as temperaturas ainda estão convidativas para banhos de rio, pois esta é uma das maiores qualidades da região, tempo constantemente quente e seco.


Inverno, tempo de seca e de muito sol?

Regua contabilizando as estações do ano do Inverno em Canindé de São Franscisco e Piranhas AL

Exatamente, lembre-se que é o Sertão Nordestino, lá, como o povo diz, só duas estações, a muito quente e a das chuvas, então o inverno pode SIM ser uma ótima oportunidade de conhecer a região.


O litoral recebe um fluxo natural de turistas no inverno (Seja o Sergipano ou o Alagoano), mas o sertão é sem dúvida um bom local para se encontrar boas experiências e o inverno é sem dúvida uma das melhores opções.
Outros Posts interessantes!- Passeios de Catamarã nos Cânions do São Franscisco e - Roteiro barato para conhecer a região de Xingó

Com acomodações sobrando, e com opções turísticas sempre abertas, será mais fácil negociar um barco (se for optar por esta opção) ou um hotel para grupos por exemplo, viagens com crianças também ficam mais fáceis por existe menos movimento em tudo, permitindo um melhor "controle" da criançada.

As atrações turísticas também tendem a estar abertas o ano todo, porém algumas das principais (como nos casos dos museus) permanecem abertas apenas durante a semana, o que complica se o planejamento inclui um final de semana.

Com um calor um pouco mais ameno (mas não menos convidativo a um banho de rio) o inverno é também uma opção melhor para quem não esta acostumado com calor excessivo.

Primavera, que comecem as chuvas

Regua contabilizando as estações do ano do Primavera em Canindé de São Franscisco e Piranhas AL

É na primavera que as flores florescem Brasil a fora, e o mesmo se aplica na vegetação do Sertão nordestino, com o início das chuvas no final de Outubro na região dos Cânions de Xingó já será possível verificar alguns indícios de que a estação das águas começou, primeiramente pela vegetação, que passa a assumir uma coloração mais verde viva, plantas que antes estava desfolhadas agora passam a produzir folhas verdes e, a vegetação passa a assumir vida.
www.canionsxingo.com.br - imagem do fruto do mandacaru, tipico da primavera do sertão Sergipando, região de Xingó
Imagem do fruto do mandacaru, tipico da primavera do
sertão Sergipando, região dos Cânions de Xingó

Algumas espécies típicas do sertão nordestino passam a florir, como o caso do mandacaru, que produz uma mistura de flor com fruto muito bonito e apreciado na região, de sabor forte e adoçado, uma flor comestível e encontrada em alguns pratos típicos da região.

A Primavera ainda é um bom período para visitas ao lugar, todas as estruturas estão atendendo e já existe algum movimento mais forte de trazer turistas para o local, é nesta data que podem acontecer alguns nevoeiros e chuvas localizadas, mas não se assuste, com exceção dos nevoeiros (que devem acontecer na medida de 3 a 4 por ano apenas), as chuvas não costumam atrapalhar em absolutamente nada, pois costumam passar rápido.


Feriados Nacionais


Um detalhe importante, durante os dias de feriado nacional as atrações da região costumam estar muito mais cheias do que de costume, portanto mesmo durante os períodos indicados, se você fizer sua viagem durante um grande feriado nacional, existe grande chance de você se deparar com filas e estoque insuficiente.


Dicas

  • A região apresenta calor o ano todo, o que não obriga o turista a ir no verão para poder curtir um banho de rio por exemplo
  • Todas as capitais possuem agências de Turismo especializadas em levar e trazer turistas para a região dos Cânions de Xingó.

Outros Posts interessantes!





Compartilhe

Não Perca

Quando visitar Xingó ?
4/ 5
Oleh

Subscribe via email

Suka dengan artikel di atas? Tambahkan email Anda untuk berlangganan.

Sobre Nós

A Cânions Xingó é um portal de informações sobre o turismo na região de Xingó que incluem territórios de Canindé de São Francisco - Sergipe e Piranhas - Alagoas.